Política de Mesas Limpas e Telas Limpas na Segurança da Informação
Política de Mesas Limpas e Telas Limpas na Segurança da Informação
O que é Política de “mesas limpas e telas limpas”?
A política de mesas limpas e telas limpas, são praticas de segurança da informação recomendadas para o local de trabalho a fim de se evitar a exposição desnecessária de informações consideradas sensíveis, com o objetivo de se evitar o comprometimento da informação.
Para reduzir os riscos de acesso não autorizado, perda ou danos às informações durante e fora do horário de expediente, as organizações devem considerar a adoção de uma política de mesas limpas para os papéis e mídias de armazenamento removível e igualmente uma política de telas limpas, para computadores e similares.
Nenhuma informação confidencial deve ser deixada à vista, seja em papel ou em quaisquer dispositivos, eletrônicos ou não. Informações deixadas sobre as mesas de trabalho são passíveis de serem danificadas, destruídas ou furtadas. O objetivo da política de mesas limpas e telas limpas é de definir diretrizes e procedimentos que reduzam o risco de violação de segurança, fraudes e roubo de informações causadas por documentos deixados ou guardados de forma inadequada no ambiente de trabalho.
Princípios da politica de mesas limpas e telas limpas
- Os documentos em papéis e mídias eletrônicas não devem permanecer sobre a mesa desnecessariamente, devem ser armazenados em armários ou gavetas trancados, quando não estiverem em uso, especialmente fora do horário do expediente;
- Informações sensíveis ou críticas para o negócio da organização devem ser trancadas em local separado e seguro (um armário ou cofre à prova de fogo);
- Anotações, recados e lembretes não devem ser deixados amostra sobre a mesa ou colados em paredes, divisórias ou monitor do computador;
- Não anotar informações sensíveis em quadros brancos;
- Destruir os documentos impressos antes de jogá-los fora. Sempre que possível utilizar máquinas desfragmentadoras;
- Não imprimir documentos apenas para lê-los. Leia-os na tela do computador, se possível;
- Informações sensíveis ou confidenciais, quando impressas em local coletivo, devem ser retiradas da impressora imediatamente;
- Fotocopiadoras devem ser protegidas contra uso não autorizado;
- Devolver, o quanto antes possível, todos os documentos obtidos por empréstimos de outros departamentos, quando eles não são mais necessários;
- Computadores pessoais e terminais de computador e impressoras não devem ser deixados “logados”, caso o usuário responsável não esteja presente;
- Nos computadores, utilizar um protetor de tela que solicite uma senha para acesso;
- Guardar agendas e cadernos de anotações numa gaveta trancada;
- Manter os pertences pessoais em gavetas ou armários trancados;
- Nunca deixar crachá de identificação ou chaves em qualquer lugar; mantenha-as junto a você;
- Notificar o pessoal da segurança imediatamente se seu crachá ou chaves sumirem;
- Nunca escrever senhas em lembretes e nem tente esconde-las no local de trabalho;
- Não deixe mídias, como CDs ou disquetes nos drives;
- Mesas e móveis deverão ser posicionados de forma que dados sensíveis não sejam visíveis de janelas ou corredores;
- Ao final do expediente, ou no caso de ausência prolongada do local de trabalho, limpar a mesa de trabalho, guardar os documentos, trancar as gavetas e armários, e desligar computador;
- Manter as gavetas e armários fechados e trancados e não deixar as chaves na fechadura.
- Não colocar ou comer refeições e lanches sobre a mesa;
- Não colocar copos de água, suco, refrigerante ou café sobre a mesa;
- Sempre limpar sua área de trabalho antes de ir para casa, garantindo adequada organização dos itens/objetos manipulados;
- Trancar o local de trabalho ao deixá-la, não deixar o local de trabalho aberto sem que haja um colaborador que trabalhe no local presente.
Conclusão
A segurança é um direito de todos e responsabilidade de cada um.
Todos nos devemos adotar medidas de segurança no dia-a-dia afim de evitarmos acidentes ou de causar algum tipo de prejuízo a organização a qual prestamos serviço ou a nós mesmos.
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